Baixe o Flash Player para executar...


Design

Design

 

DESIGN DE EMBALAGEM


O design compreende a atividade de desenhar para a indústria segundo uma metodologia de projeto que, leva em consideração a função que o produto final vai realizar, o sistema produtivo utilizado em sua confecção, e o destinatário final do produto.
Tudo isso precisa ser considerado a priori e levado em consideração no processo de desenho, para que o produto final seja considerado um trabalho de design.


Assim sendo, o design de embalagem consiste em percorrer o trajeto estabelecido pela metodologia de projeto acrescido das peculiaridades que a embalagem tem em relação aos demais produtos industriais, assim:


1- A embalagem é um meio e não um fim. Ela não é um produto final em si, mas um componente do produto que ela contém e que, este sim, é adquirido e utilizado pelo consumidor.
2- A embalagem é um produto industrial freqüentemente produzido em uma indústria e utilizado na linha de produção de outra.
3- A embalagem é uma ferramenta de marketing sendo que nos produtos de consumo é também um instrumento de comunicação e venda. Na maioria dos casos, ela é a única forma de comunicação que o produto dispõe, uma vez que menos de 10% dos produtos expostos em supermercados têm apoio de comunicação e propaganda.
4- A embalagem é um componente fundamental dos produtos de consumo sendo considerado parte integrante e indissociável de seu conteúdo. Características da categoria em que o produto se insere, hábitos e atitudes do consumidor em relação a esta categoria precisam ser conhecidos e considerados no projeto de uma embalagem.
5- A embalagem é um componente do preço final do produto e tem implicações econômicas na empresa que também precisam ser considerados. Ela agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida e forma conceito sobre o fabricante elevando ou rebaixando sua imagem de marca.
6- Constitui o principal componente do lixo urbano e questões como ecologia e reciclagem também estão presentes nas preocupações dos designers de embalagem.
7- Como suporte da informação que acompanha o produto, a embalagem contém textos que devem obedecer a legislação específica de cada categoria e o código do consumidor .
Estes são os principais aspectos que envolvem o projeto de design de embalagem e que, precisam ser considerados em sua elaboração.
Do ponto de vista mercadológico, podemos citar os objetivos de marketing do produto como o tema principal nesta lista, pois o design de embalagem profissional é sempre contratado pela área de marketing da empresa.


Assim, temos os seguintes pontos relevantes a serem levantados:


1- Características e tamanho do segmento de mercado em que o produto participa.
2- Características da concorrência e sua participação no segmento.
3- Distribuição e exposição do produto com características de cada canal utilizado.
4- Público-alvo e comportamento do consumidor em relação a esta categoria de produtos.
5- Imagem da empresa fabricante a ser transmitida pelo produto, como aval da marca.
6- Linguagem visual da categoria a que o produto pertence.
Estamos falando realmente em design quando, no trabalho de projetar uma embalagem, todos estes aspectos são considerados, estudados e organizados num conjunto de premissas que serão respondidos pelo desenho final.